quarta-feira, 11 de março de 2009

CO-PRODUÇÃO As Boas Raparigas/ A TURMA



COMPANHIA A TURMA

APRESENTA

OS QUE SUCEDEM

25 MARÇO A 3 ABRIL 2009
21H30
ESTÚDIO ZERO // PORTO
TEXTO // LUÍS MESTRE
ENCENAÇÃO // MANUEL TUR
MAIORES DE 16 ANOS


OS QUE SUCEDEM é o segundo trabalho d’A TURMA, recentemente formada por jovens artistas das Artes do Espectáculo. O convite ao Luís Mestre surgiu da urgência da procura de um texto que nos fizesse querer fazer, que nos parecesse pertinente e que tocasse no que pretendemos abordar.
OS QUE SUCEDEM nasceu do trabalho de improvisação dos actores a partir das propostas lançadas pelo dramaturgo, propostas essas que alimentaram o texto, que o questionaram, que o transformaram, e que, finalmente, o definiram. Desenvolvemos um processo de trabalho que se alicerça na relação entre o encenador e as propostas dos actores, dando valor ao que se faz e porque se faz, à importância do acto criativo conjunto. Trabalhamos também a relação entre os actores e o público, quer seja no questionar de convenções quer na descoberta de mecanismos de transformação e construção cénica, que alterarão essa mesma relação. Queremos explorar a escrita para teatro nos dias de hoje, as novas dramaturgias, que reflectem as ansiedades e preocupações dos criadores envolvidos.

SINOPSE
Três jovens executam um assalto com contornos misteriosos. Acossados e feridos decidem esconder-se num espaço abandonado. É nessa noite que as relações entre eles são postas à prova e que as suas memórias mais profundas revelam as heranças familiares.


ESTREIA E CARREIRA ARTÍSTICA DO ESPECTÁCULO
Estúdio Zero, Porto - 25 de Março a 3 de Abril de 2009
Teatro Helena Sá e Costa, Porto – 23 a 26 de Setembro de 2009

FICHA ARTÍSTICA
Autor Luís Mestre
Encenação ManuelTur
Interpretação André Brito, António Parra, JoanaTeixeira e Tiago Correia
Cenografia Ana Gormicho e DanielTeixeira
Figurinos Anita Gonçalves
Desenho de Luz Francisco Teles
Música Original Frederico Botelho

FICHA TÉCNICA
FOTOGRAFIA RICARDO MIRANDA
VÍDEO FRANCISCO LOBO
DESIGN GRÁFICO INÊS FERREIRA
PRODUÇÃO EXECUTIVA JOANA NETO


A COMPANHIA
A TURMA nasceu da necessidade de um espaço para explorar, confrontar e experimentar conhecimentos, aprendizagens e opções artísticas. Um espaço que nos permitisse uma abordagem a novas estéticas, novas linguagens, novas dramaturgias, que nos definissem e que definissem as nossas preocupações.
O nosso primeiro espectáculo: Tu Acreditas no que Quiseres estreou a 22 de Abril, no espaço alternativo Maria Vai com as Outras, no Porto. Foi produzido de forma totalmente independente, conseguindo uma excelente aceitação por parte do público (a lotação rondou os 90% nas 4 apresentações).
Depois desta bem sucedida experiência, onde se experimentou uma adaptação de um clássico do séc. XX, Loucos por amor de Sam Shepard, iniciamos agora uma colaboração com um dramaturgo contemporâneo que, através de um trabalho de proximidade, nos permitirá avançar em processos de investigação e criação dramatúrgica.
A TURMA é formada por Ana Gormicho, André Brito, António Parra, Daniel Teixeira, Joana Neto, Manuel Tur e Tiago Correia.
Novos criadores de diversas áreas do espectáculo - Interpretação, Encenação, Cenografia, Figurinos e Produção.


A TURMA conheceu-se na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo), Porto, onde começou a desenvolver, em conjunto, as primeiras experiências semi-profissionais. A Turma quer continuar a desenvolver a carreira profissional como companhia, continuando a aposta na criação de, pelo menos, um espectáculo por ano. O plano é também fazer carreira com os espectáculos, para dar a conhecer o trabalho a nível nacional e por questões de sus¬tentabilidade. O espectáculo de 2010 já está em ebulição!

Preço - 5 euros

Estúdio Zero - Rua do Heroísmo,86 (Metro do Heróismo)

INFORMAÇÕES E RESERVAS

225373265


estudio0.blogspot.com