sexta-feira, 23 de outubro de 2009

ACOLHIMENTO NOVEMBRO

RETRATINHOS pelo Teatromosca | Estúdio Zero | 20 e 21 de Novembro


Apresentação do projecto e objectivos


Depois do sucesso alcançado com «Literaturinha», ciclo de leituras encenadas de clássicos da literatura infanto-juvenil - que, entre Outubro de 2006 e Junho de 2008, estreou 17 diferentes leituras em co-produção com o Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, apresentadas, posteriormente, pelo País, em regime de itinerância (incluindo o circuito intermunicipal da responsabilidade da Artemrede) - o teatromosca apresenta, agora, nova produção dirigida à mesma faixa etária (a partir dos 4 anos), designada «Retratinhos».

O objectivo maior destes «Retratinhos» consiste na apresentação, a meninos e meninas, de personalidades maiores (e menores) da História Universal, (funcionando como valioso complemento lúdico-pedagógico aos conteúdos programáticos de diferentes disciplinas, desde o pré-escolar ao 3º ciclo), cruzando sempre temas de cariz informativo/pedagógico (enunciando aspectos determinantes da vida do retratado, contextualização histórica do espaço/tempo em que viveu, e, claro, explicitação das razões pelas quais granjeou o seu lugar no panteão) ou de cariz mais lúdico (por via da efabulação romanesca, pretende-se, como «estratégia de sedução», iluminar fait-divers ignorados, curiosos ou divertidos, que compõem uma espécie de petit histoire do retratado).

Deseja-se, assim, pelo teatro, pela escrita criativa, validar a ideia de que os homens e mulheres que «fazem»/«são» a História possuem uma existência real (frívola, até) e que, em qualquer circunstância, possuímos (nós, os ilustres que os compêndios desconhecem…) méritos suficientes para, também, protagonizar a história (a nossa, a do Mundo).


Os Textos/Guiões


Escritos originalmente, serão as vozes dos dois intérpretes/anfitriões (personagens) que convidam os pequenos espectadores a conhecer o retratado.

Trata-se, portanto, de um projecto teatral que privilegia a dramaturgia contemporânea de língua portuguesa, através da redacção de textos originais com uma linguagem adaptada à faixa etária a que se destinam. Serão múltiplas e multiplicadas aquelas vozes. Se evocam o retratado (na terceira pessoa), serão a voz de narradores heterodiegéticos e omniscientes; se em discurso directo, assumem-se como a voz do próprio retratado ou a de outras personagens afins ao seu universo. O jogo é este. O dos contadores de histórias, da História, das estórias da História.


METODOLOGIA


Desde Setembro de 2008, o teatromosca tem vindo a reunir com diferentes parceiros do projecto (maioritariamente, espaços museológicos) procurando estabelecer, em estreita colaboração, estratégias de difusão, programação e implementação do projecto nos vários espaços escolhidos para acolher os espectáculos. Simultaneamente, auscultou os directores e os responsáveis pelos serviços educativos destes espaços, com o objectivo de elaborar uma listagem rigorosa, coerente e acertiva de personalidades históricas que seriam abordadas.

Numa segunda fase, enquanto decorriam os contactos de pré-produção (contactar parceiros, estabelecer novas parcerias e programando as diferentes carreiras de cada um dos espectáculos), foram convidados 8 jovens escritores (boa parte deles com obra publicada) para escreverem os textos que serviriam de base para o trabalho cénico. Esses textos poderão tomar diferentes formatos e estilos. Poderão ser dramáticos, narrativos, poéticos... Actualmente, os textos estão a ser produzidos e a sua publicação é um dos objectivos do projecto.

Cada texto (correspondente a um “Retratinho” diferente) será entregue a uma equipa de três artistas (1 encenador + 2 intérpretes) para que, num curto espaço de tempo de ensaios, criem um espectáculo de pequenas dimensões (40 minutos aproximadamente), de carácter multi-disciplinar. Partindo de estímulos sugeridos pelos textos que lhes foram entregues, este núcleo de criadores trabalhará sobre esses materiais literários, com eles e/ ou contra eles. No fim, dos textos poderá restar apenas um vestígio (salvaguardando sempre o carácter informativo dos espectáculos que assentarão, sobretudo, sobre a palavra dita em cena).


Os espectáculos destinam-se ao público infanto-juvenil, a partir dos 4 anos, escolar ou público geral.


Estúdio Zero - Rua do Heroísmo, 86 (Metro do Heroísmo)

INFORMAÇÕES E RESERVAS
914 616 949
teatromosca@gmail.com
http://teatromosca-retratinhos.blogspot.com