quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TELEGANZA



Porto

De 14 a 30 de Janeiro no Estúdio Zero

Terça a Sábado às 21h30

Domingo às 16h00

M/16


TELEGANZA


Texto | Jorge Louraço Figueira

Encenação | António Durães

Interpretação | João Miguel Mota, Tânia Dinis e Tiago Correia

Desenho de Luz | Joana Oliveira

Figurinos | Cenografia | Ana Gormicho

Banda Sonora Original | Luís Lumini

Design | Janina Brandão

Produção Executiva | Cândida Silva

Produção | Teatro Nova Europa

Co-Produção | Casa Das Artes de Famalicão

Colaboração | As Boas Raparigas... e Teatro do Bolhão

Apoio | TNSJ


Estrutura Financiada pelo MC/DGArtes


sobre TeleGanza


TeleGanza mostra um rapaz, RAFA, que tenta fazer uma cascata de São João moderna e ganhar o concurso anual de cascatas, apesar da oposição da namorada, BÁRBARA, que não compreende a nobreza de tal ambição. A chegada de um desconhecido com algo de familiar, FRED, vem agravar a situação. BÁRBARA e FRED conseguem manipular RAFA e parecem levar a melhor, mudando o propósito final da cascata para melhor servir os interesses de ambos, até ao momento em que RAFA finalmente percebe quem é, o que quer, porque está ali e o que tem de fazer.


Excerto de TeleGanza


BÁRBARA

No futuro já não há dealers?

RAFAEL

Não. Destes assim, não. É tudo às claras, com carteira profissional, discussão salarial, segurança no trabalho e controle de qualidade… isto de andar a fugir da polícia dá muito má imagem ao negócio.

BÁRBARA

E a quem é que se compra droga, então? Quero saber, para estar preparada. Aos Delegados de Propaganda Médica?

RAFAEL

Já estive a pensar num projecto.

BÁRBARA

Diz lá.

RAFAEL

Vais começar a gozar... É o costume.

BÁRBARA

Eu nunca faço isso! Diz lá.

RAFAEL

Não te ris?

BÁRBARA

Juro.

RAFAEL

Quem mais jura mais mente!

BÁRBARA

Anda lá...

RAFAEL

Ligas para a TeleGanza… Não te rias!

BÁRBARA

Como é que te lembraste de uma coisa tão estúpida?

RAFAEL

Sonhei com isso esta noite… Adormeci no sofá e –

BÁRBARA

Mas isso já toda a gente faz.

RAFAEL

Não. Isto é diferente. TeleGanza, não percebes?

BÁRBARA

Tipo TeleVendas?

RAFAEL

Melhor. Tipo TelePizza. (Como um slogan:) TeleGanza: o segredo está na erva. Ingredientes à escolha. Entregas ao domicílio. Vá para fora cá dentro.

BÁRBARA

Nós é que íamos dentro…

RAFAEL

E faziam-se as entregas numa frota de Vespas!

BÁRBARA

Não – de Ford Fiesta! Os telepizzas andam de motocicleta – as mocas do futuro vêm de Ford… Fiesta! É o carro ideal – tu já tens um.

RAFAEL

Não… mas eu tinha pensado numas vespas… Já tenho uma ideia para o símbolo da TeleGanza nos bonezinhos e tudo!

BÁRBARA

Nós é que podíamos fazer isso.

RAFAEL

Hã?

BÁRBARA

Ganhávamos uns tostões. Pensa bem. Só temos de encontrar o carro e o fardo para nos lançarmos no mercado. Não nos falta a ganza. E depois podemos diversificar: cogumelos, pastilhas…

RAFAEL

Pois... Não, ouve, isto era a brincar. Foi só um sonho.


sobre o Teatro Nova Europa


Em qualquer profissão, a passagem de estudante a practicante mesmo sendo um talentoso intérprete, é um caminho longo e tortuoso pejado de dificuldades que torna a passagem quase uma impossibilidade. O problema é a experiência: para trabalhar com uma companhia de topo é necessária experiência, mas não se pode obter experiência se não se trabalha. O projecto do Teatro Nova Europa para 2010 faz a ponte entre estes dois momentos.

Assim, pretendemos juntar várias vertentes: o trabalho com novos intérpretes, criativos e novos autores portugueses, num projecto único que engloba várias actividades ao longo do ano.

Com a experiência passada tínhamos confirmado a necessidade de uma intervenção mais insistente e prolongada e fazia sentido um projecto que tivesse uma continuidade ao longo do ano em vez de se desenvolver em acções pontuais e, mais tarde, mediante o seu sucesso tornar-se num projecto a longo prazo: sempre com jovens actores, criativos e autores portugueses com nova dramaturgia.

Anualmente, o Teatro Nova Europa vai convidar talentosos jovens actores e criativos com formação em várias escolas para castings e participação nas produções a realizar pela companhia. Pretendemos desta forma criar uma ponte real (não virtual) que apoia, forma, dá experiência e põe à prova actores, dramaturgos e criadores portugueses cheios de potencial e sedentos por uma oportunidade no mercado de trabalho.

Este projecto não pretende ser uma espécie de Unidade de Inserção na Vida Activa, mas sim a própria vida activa de profissionais e jovens criativos, que se prepararam afincadamente durante anos nas escolas, para se aperfeiçoarem e terem uma oportunidade de pisar um palco, profissionalmente, e assim se revelarem aos criadores e pensadores do teatro.

Por essa Europa fora existem projectos semelhantes com um enorme sucesso, e naturalmente, consideramos que a cidade do Porto tem todas as condições e potencialidades para re-criar um projecto à medida dos nossos criadores, actores, dramaturgos e jovens do nosso país.

Para além de uma leitura encenada dos textos que o Novo Drama 2009 produziu no Dia Mundial de Teatro, com inéditos de sete novíssimos autores, e um Ciber Magazine com o nome 5 Minutos Com…, vamos realizar três produções teatrais, a partir de textos inéditos de dramaturgos portugueses com provas dadas: Jacinto Lucas Pires, Jorge Louraço Figueira e Ana Mendes. Estes textos terão como ponto fulcral personagens/actores jovens. Desta forma, abriremos espaço aos novos jovens actores e alunos finalistas sedentos de novas experiências e de entrar no mundo do trabalho.


Classificação etária: M/16


Estúdio Zero -Rua do Heroísmo nº 86, (junto à estação de metro do Heroísmo) Porto.

Informações e reservas | 225 373 265 begin_of_the_skype_highlighting 225 373 265 | asboasraparigas@gmail.com |